Ultimamente tenho observado, que cada dia em minha vida, tem se mostrado de forma realmente surpree

terça-feira, 1 de maio de 2012


O Trabalhador Braçal
e Um Pouco de Mim


Nasce do TRABALHADOR
A Riqueza da Nação
Digno de grande valor
Em sua nobre profissão


Parabéns merece o Trabalhador
Autêntico, cumprindo sua missão
Sempre com fé esperança e amor
Faz do trabalho sua devoção


Incansável guerreiro lutador
Realizando os serviços necessários
Segue avante mostrando seu valor
Em busca de melhores salários


São dignos de toda gratidão
E de um futuro promissor
Se o poderoso patrão
Reconhecer seu real valor


Sua pele queimada a arder
Pelo sol quente abrasador
Mais tem orgulho em dizer
EU SOU UM TRABALHADOR!


Seu dia a dia é sempre igual
Sua trajetória e coragem
A você Trabalhador Braçal
Minha sincera HOMENAGEM.


***********************
NESTE DIA ESPECIAL 01/05/2012
DEIXO O MEU CARINHO E MINHA
ADMIRAÇÃO DE TODO CORAÇÃO
A VOCÊS...


Trabalhadores que usam o próprio corpo como ferramentas de trabalho. Pedreiros, Serventes, Betoneiros, Operários de Obras, Lavradores, O Famoso Pião de Obras, etc.


Um trabalho que exige muito esforço físico, por exemplo um Pedreiro, um Operário,  que passa um dia inteiro cavando buracos, fazendo massa, carregando tijolos, para construir casas, apartamentos, rodovias e outros.


Na construção civil especialmente, Amo vê-los vestidos em roupa própria da empresa, com capacete e equipamentos de segurança, em altos prédios.
Não faço nenhuma distinção, de religião, cor, raça, classe, nem idade. Não importa. Basta que seja gente e tenha valores dignos de um ser humano. Deus honra ao que trabalha, independente de qualquer profissão.
Infelizmente esse trabalho não é muito valorizado por ser bastante abundante, pois qualquer pessoa pode ser capaz de carregar um "fardo" deste.
A troca por novos trabalhadores é rotineira e por isto os salários, ou a retribuição pecuniária, não tende a ter crescimento. A dificuldade de melhoria deste tipo de trabalho não está ligada ao fato de não utilização do intelecto e sim pela abundância de mão-de-obra.
É preciso um "olhar" para o trabalhador brasileiro o mais simples que for. O da limpeza urbana, o que usa o corpo, o esforço físico como principal instrumento de trabalho.
Esse tipo de trabalho, chamado braçal, não exige qualificação específica, mas exige do homem uma “força bruta” repetitiva, que qualquer um não tem.
Pensando numa retrospectiva histórica, o trabalho braçal faz parte da existência do homem desde os tempos mais remotos. Era através da força e habilidade físicas que o homem conseguia o necessário para sobreviver. Plantando e colhendo, construindo suas habitações.
Ainda dependemos do vigor físico desses homens pra empilhar tijolos, levantar paredes, carregar pedaços de carne nas costas e tantos outros afazeres, que muitos não querem fazer.
São quase invisíveis diante da sociedade, mas são homens que fizeram com o próprio esforço, uma classe trabalhadora. Estivadores, trabalhadores que se arriscam em minas, garimpeiros, cortadores de cana-de-açúcar, etc.
O trabalhador braçal tem a capacidade de agir e crescer no mercado de trabalho, restrita às possibilidades físicas. O dia a dia, a rotina pesada e desgastante, a falta de tempo e estrutura para estudar, dificultam o aprimoramento profissional.




EU...Amo você "Trabalhador da Construção, Pião de Obra" Porque corre nas minhas veias o sangue do meu pai, que como você, trabalhou muito em construção, só que construindo rodovias e  grandes barragens de açudes nordestinos, como operário e depois como mestre, vindo a falecer dentro do próprio trabalho. Eu passei minha infância quase toda morando em barracas de palha com minha família, dormindo em rede, comendo em panelas de barro, tomando café e água em quenga de coco, e disso muito me orgulho, não herdei do meu pai bens nem riquezas, mas herdei dignidade, responsabilidade,  amor ao trabalho e por tudo sou grata a Deus. Deus me abençoou e eu fiquei na mesma repartição do meu pai, ainda adolescente, era inteligente e o Engenheiro atendeu o pedido do meu pai quando sentiu que ia morrer, pediu que não deixasse a família dele desamparada, e creio eu que foi Deus que falou através dele naquela hora. Criei minha mãe e irmãos, sofri muito enfrentando esse mundo cão. Mas, sempre protegida por Deus e com meus próprios esforços, consegui vitórias. Estudei, me formei em Direito, fui chefe por muitos anos. Hoje tenho minha aposentadoria que dá pra viver e fico sempre emocionada quando conto minha história de vida, com dificuldades e um pouco sofrida, mais foi tudo para o meu crescimento, para temer a Deus e amar meu próximo. Sou uma mulher Feliz e Abençoada e Deus sabe porque me considero assim. ELE sabe o profundo do meu CORAÇÃO E DA MINHA ALMA.


"Deus criou o Homem o Trabalho e o Amor
E dessa união surgiu o TRABALHADOR"
Publicado no Recanto das Letras
Beijos...
Maria José
















Nenhum comentário: